Arnaldo José Perin
arnaldo.perin@inep.ufsc.br

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1980) e doutorado em Genie Electrique – Institut National Polytechnique de Toulouse (1984). Atualmente é professor titular aposentado, atuando como Professor Voluntário na Universidade Federal de Santa Catarina e contratado como pesquisador na FEESC – Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina. Tem atuado como revisor das revistas IEEE Transactions on Industry Applications , – IEEE Transactions on Power Electronics, IEEE Transactions on Industrial Electronics, IET Power Electronics e Eletrônica de Potência. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica de Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: eletronica de potencia, correção do fator de potência, conversores multiníveis, inversores, modulação, comutacao suave e sistemas de iluminação.

Currículo Lattes

Denizar Cruz Martins
denizar@inep.ufsc.br

Possui graduação em Licenciatura em Eletricidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (1978), graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1978), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981) e doutorado em Engenharia Elétrica pelo Institut National Polytechnique de Toulouse, França (1986). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, onde leciona disciplinas de graduação e pós-graduação, bem como orienta alunos em dissertação de mestrado e tese de doutorado. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica de Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: conversores estáticos CC-CC e CC-CA, correção de fator de potência, qualidade de energia, processamento eletrônico da energia solar fotovoltaica, simulação de conversores estáticos e acionamento elétrico.

Currículo Lattes

Marcelo Lobo Heldwein
heldwein@inep.ufsc.br
Disciplina Eletrônica de Potência I
Disciplina Projeto de Instalações Elétricas
Disciplina Tópicos Especiais em Eletrônica de Potência I: Conversores Multiníveis

Possui graduação (1997) e mestrado (1999) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado (2007) pelo Swiss Federal Institute of Technology (ETH Zurich). De 1999 a 2001 atuou como assistente de pesquisa no Instituto de Eletrônica de Potência da UFSC, Florianópolis. De 2001 a 2003 foi engenheiro de P&D da Informat, trabalhando no projeto de fontes para telecomunicações junto à Emerson Sistemas de Energia, São José dos Campos e Suécia. De 2003 a 2008 trabalhou no Swiss Federal Institute of Technology Zurich na área de Eletrônica de Potência com ênfase em Compatibilidade Eletromagnética. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da UFSC. Tem experiência na área de Eletrônica Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas:fontes de alimentação, compatibilidade eletromagnética, conversores PWM trifásicos, conversores matriciais, correção do fator de potência e filtragem para conversores estáticos. É membro do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE) e da Associação Brasileira de Eletrônica de Potência (SOBRAEP).

Currículo Lattes

Roberto Francisco Coelho
roberto@inep.ufsc.br

É Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e Mestre em Eletrônica de Potência, com obtenção do título em 2008. Atualmente, desenvolve trabalhos de pesquisa junto ao Instituto de Eletrônica de Potência (INEP), onde também mantém em andamento seu curso de Doutorado, com foco no processamos de energia gerada por fontes renováveis. Entre 2009 e 2013 atuou como professor do curso de Engenharia Elétrica da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e, em 2009, tornou-se membro da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência (SOBRAEP). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica de Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: geradores fotovoltaicos, eólicos e a hidrogênio, conversores estáticos, modelagem matemática de módulos fotovoltaicos, técnicas de rastreamento de máxima potência e sistemas híbridos interligados à rede elétrica.

Currículo Lattes

Samir Ahmad Mussa
samir@inep.ufsc.br

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1988) , graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciência e Letras Imaculada Conceição (1986) , mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) . Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica , com ênfase em Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Controle Digital, ADMC401, Conversor CA-CC Trifásico, PFC.

Currículo Lattes

Telles Brunelli Lazzarin
telles@inep.ufsc.br

Possui graduação (2004) em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestrado (2006), doutorado (2010) e pós-doutorado (2011) em engenharia elétrica, na área de concentração em eletrônica de potência e acionamento elétrico, também pela Universidade Federal de Santa Catarina. Entre 2006 e 2007 ocupou o cargo de engenheiro de desenvolvimento na WEG Automação. Atualmente, é professor no Instituo Federal de Educação de Santa Catarina. Suas principais áreas de pesquisa são inversores de tensão, UPS, conexões paralela e série de inversores de tensão, conversores CC-CC isolados com alta tensão de saída, conversores baseados em capacitores chaveados, microcontroladores e processadores aplicados em eletrônica de potência.

Currículo Lattes

Gierri Waltrich
gierri.waltrich@ufsc.br

Possui graduação (2007) e mestrado (2009) em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado (2013) em engenharia elétrica na Eindhoven University of Technology (The Netherlands), na área de concentração em eletrônica de potência. Atualmente, é Professor Efetivo no Centro de Engenharias da Mobilidade no Campus de Joinville – UFSC, em conjunto com o grupo de pesquisa intitulado como Instituto de Eletrônica de Potência (INEP-UFSC) e faz parte do corpo de docentes permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSC. Suas principais áreas de pesquisa são conversores multiníveis, conversores CC-CC, CC-CA e CA-CA, conversores estáticos de energia elétrica a capacitor chaveado, veículos elétricos e redes elétricas inteligentes.

Currículo Lattes

André Luís Kirsten
kirsten.andre@inep.ufsc.br

Possui graduação (2009), mestrado (2011) e doutorado (2014) em Engenharia Elétrica pelo programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica (CAPES 6) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi Professor Substituto do Departamento de Eletrônica e Computação da UFSM em 2011. De 2014 à 2016 foi Professor Adjunto e Coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UFSM (Campus Cachoeira do Sul). Desde 2016 é Professor Adjunto do departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como pesquisador no Instituto de Eletrônica de Potência (INEP). Tem experiência e interesses na área de Eletrônica de Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas microcontrolados, controle digital, sistemas de iluminação, reatores eletrônicos, correção do fator de potência, conversores estáticos, conversores DC-DC e transformadores de estado sólido.

Currículo Lattes